CNV entrega relatório final à presidenta e o apresenta à sociedade no dia 10 - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Sexta, 05 de Dezembro de 2014 às 20:58

CNV entrega relatório final à presidenta e o apresenta à sociedade no dia 10

Editadas-IMG 2195 fabricioPresidentes dos poderes legislativo e judiciário receberão o relatório no mesmo dia

Após 2 anos e sete meses de atividades, a Comissão Nacional da Verdade entregará seu relatório à presidenta Dilma Rousseff na próxima quarta-feira (10/12), Dia Mundial dos Direitos Humanos. A presidenta receberá em audiência no Palácio do Planalto, às 9h, os seis membros da Comissão: José Carlos Dias, José Paulo Cavalcanti Filho, Maria Rita Kehl, Paulo Sérgio Pinheiro, Pedro Dallari e Rosa Cardoso.

Instalada em maio de 2012, a CNV foi criada pela lei 12.528/2011 para apurar e esclarecer – indicando as circunstâncias, os locais e a autoria – as graves violações de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988 (o período entre as duas últimas constituições democráticas brasileiras), com o objetivo de efetivar o direito à memória e a verdade histórica e promover a reconciliação nacional.

No período da tarde, os membros da CNV entregarão o relatório aos presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal.

O relatório será publicado no site da Comissão Nacional da Verdade também no dia 10 ( www.cnv.gov.br ) para acesso universal.

APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO A ENTIDADES DA SOCIEDADE BRASILEIRA – No mesmo dia, às 11h, no auditório do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, a Comissão Nacional da Verdade apresentará o relatório à sociedade brasileira, representada por suas entidades de maior expressão.

A OAB está também convidando, a pedido da CNV, diversos atores fundamentais para que o país chegasse a este momento de revelação: vítimas da repressão, familiares de mortos e desaparecidos, comissões da verdade estaduais, municipais e institucionais, os comitês de memória, verdade e Justiça de todo o Brasil.

Por volta de 12h, após o ato de apresentação pública, os membros da CNV concederão entrevista coletiva no salão nobre da OAB.

O ato de apresentação do relatório e a entrevista coletiva serão transmitidos ao vivo no site da CNV: www.cnv.gov.br/aovivo

SERVIÇO

Entrega e apresentação do relatório final da CNV

O quê: Entrega do relatório da CNV à presidenta Dilma Rousseff
Local: Palácio do Planalto
Horário: 9h

O quê: Apresentação do relatório final da CNV à sociedade
Local: Auditório do Conselho Federal da OAB
Endereço: Setor de Autarquias Sul (Saus), Quadra 5, Bloco M - Lote 01 - Asa Sul, Brasília – DF
Horário: 11h

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais:
www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
www.twitter.com/CNV_Brasil
www.youtube.com/comissaodaverdade



Comissão Nacional da Verdade