CNV se reúne com ministro presidente do STM - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Sexta, 26 de Abril de 2013 às 19:06

CNV se reúne com ministro presidente do STM

Comissão pede que tribunal digitalize parte de processo contra integrantes do PCB

A Comissão Nacional da Verdade se reuniu no início da tarde de hoje com o ministro presidente do Superior Tribunal Militar, o General de exército Raymundo Nonato, para falar sobre a digitalização de parte do acervo do STM que engloba o período e o tema de interesse da CNV. O encontro aconteceu no gabinete do Ministro do STM, em Brasília.

O coordenador da CNV Paulo Sérgio Pinheiro, acompanhado de dois assessores e do Procurador Regional da República de São Paulo Marlon Alberto Weichert, pediu que o STM digitalize e disponibilize 25 volumes de um processo aberto em 1964 para investigar integrantes do Partido Comunista Brasileiro, o PCB.

O Brasil Nunca Mais foi um projeto criado no final de década de 70, coordenado por Dom Paulo Evaristo Arns e pelo Pastor Jaime Wright, que organizou um grupo de 30 pessoas, entre elas diversos advogados, para recolher, fotocopiar e sistematizar clandestinamente informações contidas em mais 700 processos à época armazenados no STM. Eram informações, em sua maioria, a respeito de presos políticos ou que relatavam torturas e abusos da força prisional.

A Comissão Nacional da Verdade apoia o projeto Brasil Nunca Mais Digital, feito pelo Ministério Público Federal de São Paulo, em parceira com Arquivo Público de São Paulo e Armazém da Memória. O projeto pretende digitalizar e disponibilizar na internet todo o acervo que hoje está microfilmado.


Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Lívia Mota e Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube.



Comissão Nacional da Verdade