Caso Rubens Paiva: CNV apresenta relatório - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Quinta, 27 de Fevereiro de 2014 às 08:56

Caso Rubens Paiva: CNV apresenta relatório

Rubens-Paiva-Arquivo-PessoalNovidades sobre o caso serão apresentadas pela CNV em encontro com a imprensa, hoje (27/02), às 14h30, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro

A Comissão Nacional da Verdade apresenta hoje (27/02), no Rio de Janeiro, em entrevista coletiva no auditório do Arquivo Nacional, novo relatório preliminar de pesquisa sobre o Caso Rubens Paiva.

Há um ano, em fevereiro de 2012, a CNV apresentou as primeiras conclusões de sua investigação até aquele momento. Desde então, a comissão permaneceu na busca por restabelecer a memória e a verdade sobre o caso, encontrando novos elementos sobre as circunstâncias e também sobre a autoria das torturas contra Rubens Paiva e sua consequente morte.

Deputado federal, eleito pelo PTB, mesmo partido de João Goulart, Rubens Paiva foi cassado em 1964, logo após o golpe militar. Após um período no exílio, retorna ao Brasil, mantendo suas atividades empresariais. Em 20 de janeiro de 1971 é preso por agentes do Cisa (Aeronáutica) e entregue para o Doi-Codi do I Exército. Foi torturado em ambas as unidades. Sua morte se deu em 21 de janeiro de 1971 e uma farsa foi montada para ocultar o crime. Seu corpo nunca foi encontrado.

O credenciamento da imprensa será feito pela Assessoria de Comunicação do Arquivo Nacional: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais:
www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
www.twitter.com/CNV_Brasil
www.youtube.com/comissaodaverdade



Comissão Nacional da Verdade