Militares perseguidos no RS pela ditadura serão ouvidos pela CNV - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Sexta, 12 de Setembro de 2014 às 10:27

Militares perseguidos no RS pela ditadura serão ouvidos pela CNV

Os militares perseguidos no Rio Grande do Sul durante o período da ditadura, serão ouvidos pela Comissão Nacional da Verdade e pela Comissão Estadual da Verdade. Os depoimentos serão colhidos na segunda-feira, 15 de setembro, das 13h às 18h, em Porto Alegre, no salão Alberto Pasqualini, no palácio Piratini, sede do governo do estado.

Os convocados a depor, mesmo após o golpe de 1964 e até o fim da ditadura em 1988, mantiveram seus ideais e não aceitaram o golpe de Estado e a tomada de poder pelas Forças Armadas. Mesmo sob forte repressão, os oficiais fiéis a João Goulart não deixaram de apoiar o governo derrubado e, nos anos seguintes, foram importantes na luta pelo retorno da democracia. Também foram perseguidos militares nacionalistas e de esquerda e policiais da Brigada Militar do estado.

O objetivo da audiência é obter mais informações sobre a repressão aos militares no Sul do país após o golpe militar de 1964. O Rio Grande do Sul foi um grande foco da resistência militar no país, em virtude de ser a terra natal de Jango e de um de seus maiores aliados políticos, Leonel Brizola.

Foi no Rio Grande do Sul que morreu o tenente-coronel Alfeu de Alcântara Monteiro, assassinado a tiros no quartel general da 5ª Zona Aérea, em Canoas (RS), poucos dias após o golpe. Em 61, ele havia sido um dos líderes da campanha da legalidade entre os militares do Estado. A campanha lutou para garantir a posse do vice-presidente João Goulart no cargo de presidente, vago após a renúncia de Jânio Quadros.

Rosa Cardoso, membro da CNV e coordenadora do grupo de trabalho "perseguição a militares" e o professor Paulo Ribeiro da Cunha, pesquisador responsável pelo grupo, participam do evento que leva o nome de "Militares Perseguidos pela Ditadura - Relatos à Comissão da Verdade". No total serão nove depoentes, todos ex-oficiais do Exército, Marinha, Aeronáutica e da Brigada Militar do Estado do Rio Grande Sul. O presidente da CEV-RS, Carlos Frederico Guazzelli, e o professor Oneide Bobsin, membro da comissão, representarão a Comissão Estadual da Verdade do Rio Grande do Sul no ato. A audiência será transmitida ao vivo pela CNV no link: www.cnv.gov.br/aovivo

Veja a lista dos depoentes confirmados:

Capitão Wilson da Silva (Exército)

Capitão Almoré Zoch Cavalheiro (Exército)

Coronel Avelino Iost (Fab)

Major Melquisedec Abrão Lopes Medeiros (Aeronáutica)

Avelino Capitani (Marinha)

Capitão Constantino José Sommer (Exército)

Capitão Moacyr Estevam Paluskievszs (Aeronáutica)

Dr. Reginaldo Ives (Brigada Militar)

Alfredo Daudt Júnior (Filho do Cel Alfredo Daudt – Aeronáutica)

Capitão Alvim Rodrigues (Exército)

Coronel Aécio Kauffmann (Exército)

SERVIÇO
O quê: Audiência Pública Militares Perseguidos pela Ditadura no RS
Onde: Palácio Piratini, sede do Governo do RS, Porto Alegre
Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/n - Centro Histórico
Quando: 15 de setembro
Horário: das 13h às 18h
Transmissão ao vivo: www.cnv.gov.br/aovivo

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira e Fabrício Faria
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais:
www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
www.twitter.com/CNV_Brasil
www.youtube.com/comissaodaverdade



Comissão Nacional da Verdade