Ato em São Bernardo homenageará sindicalistas e trabalhadores vítimas da ditadura militar - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Quarta, 29 de Janeiro de 2014 às 11:01

Ato em São Bernardo homenageará sindicalistas e trabalhadores vítimas da ditadura militar

img003Coletivo de apoio ao GT Trabalhadores homenageará, em São Bernardo do Campo, mais de 400 pessoas perseguidas pelo regime militar

Dez centrais sindicais que integram o Coletivo Sindical de Apoio ao Grupo de Trabalho Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Nacional da Verdade realizarão no próximo sábado, dia 1º de fevereiro, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, o ato sindical "Unidos, Jamais Vencidos", em homenagem aos mais de 400 trabalhadores e sindicalistas vítimas do regime militar e das empresas durante o período da ditadura.

A cidade de São Bernardo do Campo foi um dos principais palcos das primeiras grandes greves de trabalhadores ocorridas no final do regime militar, a partir de 1978, que contribuíram para a abertura política e o processo de redemocratização do país.

Um dos líderes dessas greves e do movimento de trabalhadores contra o arrocho salarial foi o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.

Lula deve ir ao evento, que contará também com a presença da integrante da Comissão Nacional da Verdade Rosa Cardoso, coordenadora do GT Ditadura e repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical, e do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, além de representantes das centrais sindicais e outros parlamentares.

O ato sindical unitário "Unidos, jamais vencidos" será realizado no teatro Cacilda Becker, ao lado do Paço Municipal de São Bernardo, e faz parte das atividades realizadas pelo grupo de apoio, que pretende estimular a realização de atos que relembrem os fatos históricos daquele período, em especial, as intervenções nos sindicatos e perseguições aos trabalhadores. O evento será transmitido ao vivo pela TVT (a TV do Trabalhador) na internet.

Os homenageados durante o ato receberão um diploma de reconhecimento por suas ações na luta democrática e os que foram assassinados por agentes do Estado naquele período serão homenageados "in memoriam". O Ato Sindical Unitário tem ainda o objetivo de lembrar os 50 anos de instauração da ditadura civil militar no Brasil.

SERVIÇO

O quê: Ato sindical unitário "Unidos, jamais vencidos"
Quando: 01 de fevereiro de 2014, sábado
Horário: 13h
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Praça Samuel Sabatini, 50, São Bernardo do Campo (junto ao Paço Municipal, no centro da cidade de São Bernardo)
Transmissão ao vivo: www.tvt.org.br/aovivo

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Flávio Moraes e Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais:
www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
www.twitter.com/CNV_Brasil
www.youtube.com/comissaodaverdade



Comissão Nacional da Verdade