CNV percorre Maranhão e Tocantins para investigar morte de líder camponês - CNV - Comissão Nacional da Verdade
Portal do Governo Brasileiro

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão temporário criado pela Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, encerrou suas atividades em 10 de dezembro de 2014, com a entrega de seu Relatório Final. Esta cópia do portal da CNV é mantida pelo Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

Banners rotativos Títulos dos banners apresentados
Segunda, 21 de Outubro de 2013 às 09:57

CNV percorre Maranhão e Tocantins para investigar morte de líder camponês

No Maranhão, Comissão da Verdade colherá DNA e ouvirá familiares de Epaminondas Gomes de Oliveira; no Tocantins, apurará informações sobre a Operação Mesopotâmia

A Comissão Nacional da Verdade colhe de hoje a quarta-feira no Maranhão e no Tocantins uma série de depoimentos visando obter mais informações sobre as circunstâncias da prisão e morte do líder camponês Epaminondas Gomes de Oliveira, morto aos 68 anos, em Brasília, sob custódia do Exército, em agosto de 1971.

O trabalho será complementado com diligências visando avançar no processo de identificação dos restos mortais que podem ser de Epaminondas e que foram exumados no mês passado do cemitério Campo da Esperança, na capital federal.

A prótese em amálgama (composto a base de prata usado em próteses e restaurações) encontrada na sepultura será analisada em comparação com outros trabalhos do gênero realizados no mesmo consultório odontológico em que Epaminondas tratava-se, localizado em Porto Franco (MA).

Na mesma cidade, a Polícia Federal colherá amostras de DNA de dois filhos de Epaminondas (até então, a PF só tinha amostras de netos do líder camponês). A CNV terá uma reunião com cerca de 10 familiares da vítima para esclarecer os próximos passos da investigação e ouvi-los sobre o que sabem a respeito de sua militância e circunstâncias de sua prisão.

Também serão ouvidos militares que atuaram na Operação Mesopotâmia, na qual Epaminondas e outras lideranças rurais foram presas e familiares de outras vítimas da operação.

Na quarta-feira, a CNV vai à Tocantinópolis (TO), na outra margem do rio Tocantins, em busca de mais informações sobre a Operação Mesopotâmia, que também estendeu seus tentáculos ao norte de Goiás e no Pará.

PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 21 de outubro
11h30 - Coleta de DNA com perito da Policia Federal que virá de Imperatriz;
12h30 - Visita ao consultorio do dentista que teria sido o responsavel por fazer prótese de Epaminondas;
14h - Reunião-audiência com os familiares de Epaminondas Gomes de Oliveira;

Terça-feira, 22 de outubro
9h - Depoimentos de militares que serviam à época e que testemunharão sobre fatos da Operação Mesopotâmia, prática de tortura e outros fatos. 2 militares serão ouvidos.
13h30 - Reunião-audiência com outras seis famílias que tiveram pessoas presas, torturadas ou que foram perseguidas pelo regime militar na região.

Quarta-feira, 23 de outubro
9h - visita a Tocantinópolis, município em Tocantins que também foi palco de ações da Operação Mesopotâmia.
14h - retorno à Brasília

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação
Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
(61) 3313-7324 | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube



Comissão Nacional da Verdade